Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Inflação do restaurante sobe 77% mais que IPCA-15

Cidade de São Paulo registrou a maior alta nos gastos com alimentação fora de casa em abril

Klinger Portella, iG São Paulo |

Comer fora de casa pode ser opção ou necessidade. Para qualquer um dos casos, os gastos com alimentação fora do domicílio em abril superaram a média da inflação no País nas principais capitais. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a “inflação do restaurante” foi 77% maior que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

 

AE
Refeição fora do domicílio subiu em oito capitais, diz IBGE
A capital paulista, por sinal, foi a cidade que teve a maior alta no grupo “alimentação fora do domicílio”, com 0,85%. O IPCA-15 fechou o mês em 0,48%. Se considerarmos apenas o IPCA-15 de São Paulo, a alta da inflação do restaurante é ainda maior, já que a prévia da inflação oficial na cidade ficou em 0,38% no mês.

Os principais “vilões” da inflação do restaurante em São Paulo em abril foram o cafezinho, com alta de 3,31%, e a cerveja, com 2,06%. Já os custos com refrigerante e água mineral aumentaram em 0,89%.

O preço da refeição ficou 0,37% mais caro, enquanto os gastos com lanche subiram 0,50% em abril. O café da manhã, por sua vez, teve alta de 0,31% na capital paulista em abril, frente ao mês anterior.

Mas a alta nos gastos com alimentação fora do domicílio não é exclusividade de São Paulo. Das 11 regiões pesquisadas pelo IBGE, oito tiveram alta no indicador. Somente em Curitiba (0,39%), a alta foi menor que os 0,48% do IPCA-15.

Além de São Paulo, também tiveram alta nos gastos com alimentação fora do domicílio maior que o IPCA-15 as cidades de Belo Horizonte (0,82%), Salvador (0,77%), Goiânia (0,70%), Rio de Janeiro (0,66%), Brasília (0,58%) e Porto Alegre (0,55%).

Na outra ponta da tabela, registram queda no indicador as cidades de Belém (-0,71%), Fortaleza (-0,38%) e Recife (-0,35%).

Leia tudo sobre: IPCA-15inflaçãorestaurantes

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG