Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Inflação de outubro pelo IPCA-15 sobe para 0,30%, aponta IBGE

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) subiu para 0,30% em outubro, ante a taxa de 0,26% em setembro, conforme o IBGE. Com este resultado, a inflação acumulada este ano é de 5,28% e no período de 12 meses, de 6,26%.

Redação com Agência Estado |

 

O grupo alimentos e bebidas registrou alta de 0,05% em outubro, ante uma deflação de 0,25% em setembro.

O índice é lido como uma prévia do IPCA - que será divulgado em 7 de novembro. A diferença é o período de coleta de preços. O IPCA-15 é apurado com base na variação dos preços entre a segunda quinzena do mês anterior e a primeira quinzena do mês corrente. Já o IPCA é resultado da variação de preços ao longo do mês inteiro (do dia 1º a dia 30).

O IPCA é o índice oficial utilizado pelo Banco Central para cumprir o regime de metas de inflação. O centro da meta de inflação para 2008, determinado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo.

Desemprego

A taxa de desemprego apurada pelo IBGE nas seis principais regiões metropolitanas do País ficou em 7,6% em setembro, igual à taxa de agosto.

O rendimento médio real dos trabalhadores foi de R$ 1.267,30 na média das seis regiões, com alta de 0,9% ante agosto e aumento de 6,4% ante setembro do ano passado.

Leia mais sobre inflação

Leia tudo sobre: inflação ipca-15

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG