Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Inflação da Fipe recua pela 9ª semana e vai a 0,34%

Ao fechar a segunda quadrissemana de agosto - período de 30 dias encerrado no dia 15 - em 0,34%, a inflação em São Paulo pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fipe confirmou as expectativas apuradas pelo AE Projeções. O cabo-de-guerra entre os alimentos e os preços administrados foi vencido pelo grupo alimentação, e a inflação do período caiu 0,04 ponto porcentual, ante a taxa de 0,38% na primeira parcial do mês.

Agência Estado |

Foi a nona desaceleração consecutiva da inflação na cidade e a taxa mais baixa desde a variação de 0,31% registrada no fechamento de março.

O grupo alimentação fechou em 0,25% a quadrissemana em análise, numa desaceleração de 0,17 ponto porcentual na comparação com a alta de 0,42% apurada na medição anterior.

A desaceleração do ritmo de alta da inflação na capital paulista na segunda quadrissemana de agosto, de 0,38% para 0,34%, é nominalmente pequena, mas foi bastante reveladora, segundo o coordenador do IPC-Fipe, Antonio Evaldo Comune.

Tanto que ele se sentiu à vontade para reduzir sua projeção para o mês cheio de agosto de um intervalo de 0,50% a 0,60% para 0,40%. Na semana passada, Comune admitiu que não se sentia seguro em cravar um número e reduziu a sua previsão inicial de aumento da inflação em agosto de 0,60% para um intervalo de 0,50% a 0,60%.

Ontem, ao revisar a previsão para baixo, ele disse que o comportamento dos preços ficou mais claro. O ponto de clareza, para ele, veio do grupo alimentação, que mais uma vez determinou a dinâmica da inflação.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG