Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Inflação da Espanha sobe para 5% em junho

A inflação anual da Espanha aumentou para 5% em junho, seu mais alto patamar em uma década, puxada pela alta dos preços internacionais do petróleo. De acordo com os dados finais do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), o índice de preços ao consumidor subiu a uma taxa mensal de 0,6%.

Agência Estado |

Em maio, o índice subiu 4,6, em bases anuais, e 0,7% no mês.

O INE disse que o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) da União Européia, indicador que compara a taxa de inflação entre os diferentes países do bloco, aumentou 5,1%, em bases anuais, em junho, superando a estimativa feita pelo instituto em 27 de junho.

Os preços ao consumidor subiram na Zona do Euro nos últimos meses, devido à alta dos preços do petróleo e dos alimentos. O efeito tem sido especialmente agudo na Espanha porque os alimentos têm um grande peso no índice de preços ao consumidor do país e porque a Espanha tem uma grande dependência das importações de petróleo.

O Banco Central Europeu (BCE) elevou a taxa de juros em 25 pontos base na semana passada, para 4,25%, com objetivo de controlar o aumento das pressões inflacionárias. As informações são da Dow Jones

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG