Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Inflação chega 5,23% e pode superar margem de tolerância em 2008

Rio de Janeiro, 7 nov (EFE).- A inflação no Brasil chegou a 5,23% este ano, após avançar 0,45% em outubro, impulsionada por uma nova alta nos preços dos alimentos e pode superar a margem de tolerância à meta anual, que vai até 6,5%, após interromper um ciclo de quatro meses de desaceleração, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

EFE |

O índice já supera a meta inicial que era de 4,5% e, embora siga dentro da margem de tolerância que, segundo analistas pode ser superada até o fim do ano.

No mesmo período, de janeiro a outubro, de 2007 a inflação acumulada era de 3,30%.

Os preços dos produtos alimentícios subiram 10,04% entre janeiro e outubro deste ano, contra 7,76% nos primeiros dez meses de 2007.

Os principais aumentos de preços em outubro foram dos alimentos básicos, como feijão (7,74%) e carnes (3,61%), e concentraram as maiores pressões individuais no índice, explicou o IBGE.

Alguns vegetais apresentaram reduções de preços, o que ajudou a equilibrar o resultado final.

Todas as regiões metropolitanas onde se mede a inflação, porém, mostraram aumentos de preços da comida, ao contrário do ocorrido em setembro, quando houve baixas generalizadas.

No acumulado dos 12 meses desde outubro de 2007, a inflação subiu 6,41%, acima dos 6,25% medidos no mesmo período concluído em setembro. EFE ol/jp

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG