Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Inflação ao produtor nos EUA tem maior alta desde 1981

O Índice de Preços ao Produtor nos Estados Unidos (PPI, na sigla em inglês) subiu 1,2% em julho ante junho, informou hoje o Departamento de Trabalho americano. O dado ficou bem acima da alta de 0,5% esperada por economistas.

Agência Estado |

Na comparação ante julho do ano passado, o PPI registrou sua maior alta anual desde junho de 1981, subindo 9,8%.

O núcleo do PPI, que exclui as variações de preços de alimentos e energia, avançou 0,7% na comparação mensal, ante expectativa de alta de 0,2%. Em relação a julho do ano passado, o núcleo do índice avançou 3,5%, a maior elevação em 17 anos.

Segundo analistas, o aumento dos preços em diversos setores vai testar a paciência do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) de manter a taxa básica de juro americana em 2% ao ano em 2008. Especialistas lembram que o relatório sobre os preços no atacado segue outros dados de preços em julho que mostraram forte aumento, como os de preços de importação e o de preços ao consumidor.

Produtos

Os preços ao produtor nos Estados Unidos saltaram em julho, uma vez que o aumento no custo da energia no atacado se espalhou para diversos produtos, incluindo automóveis, remédios vendidos com receita e equipamentos de capital, informou hoje o Departamento de Trabalho americano.

Os preços de energia aumentaram 3,1% em julho, após alta de 6% em junho. Os preços de gasolina, no entanto, caíram 0,2%, no primeiro declínio desde abril deste ano.

Já os preços de alimentos subiram 0,3% em julho, impulsionados por elevações em carne, leite e refrigerantes.

Os preços de carros de passageiro aumentaram 1,4%, depois da alta de 2,2%, enquanto os de caminhões leves avançaram 0,8%, invertendo a queda de 1,8% em junho.

Os preços de matérias-primas (commodities) saltaram 4,2% em julho, informou o Departamento de Trabalho dos EUA. Os preços de bens intermediários, por sua vez, avançaram 2,7%. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG