Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Indústria avança 7,1% no trimestre ante 2007; construção é destaque

RIO - A indústria teve impacto importante no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no terceiro trimestre pela ótica da oferta ao apresentar avanço de 7,1% frente a igual período do ano anterior. O principal destaque foi a construção civil, com crescimento de 11,7%, seguida pela extrativa mineral, com 7,8%, indústria de transformação, com 5,9% e os serviços públicos, com 5,7%.

Valor Online |

De acordo com Rebeca Palis, gerente de contas trimestrais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a construção se beneficiou de uma alta de 32,3% no crédito direcionado para habitação, além de aumento de 3,4% na população ocupada do setor. Já a extrativa mineral foi impulsionada pelo minério de ferro, com elevação de 10,6%, enquanto o setor de petróleo e gás avançou 6,2%.

Em relação à indústria de transformação, Rebeca ressaltou que algumas das maiores altas aconteceram em setores que, a exemplo da construção civil, têm ligação com os investimentos, como metalurgia, material elétrico e produtos de metal.

Ainda do lado da oferta, a agropecuária cresceu 6,4%, influenciada pelo aumento de produção em setores como cana-de-açúcar (17,4%), café (28,3%) e trigo (41,3%).

Entre os serviços, que subiram 5,9% frente a igual período do ano passado, destaque para os serviços de informação, que subiram 10%, contra alta de 4,7% no terceiro trimestre de 2007. A intermediação financeira ampliou-se 8,8%, uma taxa ainda expressiva, mas abaixo do crescimento de 12,4% obtido entre julho e setembro do ano passado.

Rebeca frisou que a taxa de crescimento da intermediação financeira continua alta e não se pode creditar a desaceleração a um efeito da crise internacional.

" Os efeitos da crise aumentaram apenas a partir do fim de setembro. A desaceleração da intermediação financeira tem mais relação com o comportamento do volume de crédito, que também desacelerou " , disse Rebeca.

(Rafael Rosas | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG