Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Indústria automotiva brasileira cai 27,1% em relação a um ano

São Paulo, 9 fev (EFE).- A produção de veículos no Brasil cresceu 92,7% em janeiro em comparação com dezembro, mas caiu 27,1% em relação ao primeiro mês de 2008 devido à crise mundial, informou hoje a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

EFE |

Em janeiro, as indústrias estabelecidas no Brasil produziram 186.124 veículos, número inferior aos 255.200 do primeiro mês do ano passado.

As vendas internas de veículos nacionais e importados cresceram em janeiro 1,5% em comparação com dezembro e alcançaram os 197.454 veículos.

Comparados a janeiro do ano passado, os registros de veículos novos caíram 8,1%, acrescentou o relatório da Anfavea.

Quanto às exportações do setor, a associação contabilizou US$ 428,3 milhões em janeiro, uma queda de 58,3% em comparação com o mesmo mês de 2008 e de 50,5% em relação a dezembro.

A indústria automotiva brasileira foi golpeada pela crise mundial, o que se reflete não só nos indicadores de produção, vendas e exportações, mas também no emprego do setor.

Os fabricantes de veículos demitiram 1.858 empregados em janeiro, no terceiro mês consecutivo de cortes, e algumas empresas anunciaram férias coletivas para ajustar a produção à demanda do mercado. EFE joc/jp

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG