São Paulo, 9 fev (EFE).- A produção de veículos no Brasil cresceu 92,7% em janeiro em comparação com dezembro, mas caiu 27,1% em relação ao primeiro mês de 2008 devido à crise mundial, informou hoje a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Em janeiro, as indústrias estabelecidas no Brasil produziram 186.124 veículos, número inferior aos 255.200 do primeiro mês do ano passado.

As vendas internas de veículos nacionais e importados cresceram em janeiro 1,5% em comparação com dezembro e alcançaram os 197.454 veículos.

Comparados a janeiro do ano passado, os registros de veículos novos caíram 8,1%, acrescentou o relatório da Anfavea.

Quanto às exportações do setor, a associação contabilizou US$ 428,3 milhões em janeiro, uma queda de 58,3% em comparação com o mesmo mês de 2008 e de 50,5% em relação a dezembro.

A indústria automotiva brasileira foi golpeada pela crise mundial, o que se reflete não só nos indicadores de produção, vendas e exportações, mas também no emprego do setor.

Os fabricantes de veículos demitiram 1.858 empregados em janeiro, no terceiro mês consecutivo de cortes, e algumas empresas anunciaram férias coletivas para ajustar a produção à demanda do mercado. EFE joc/jp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.