Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Índice industrial alivia pressão sobre o Dow Jones

O índice Dow Jones, da Bolsa de Nova York, transita no bear market (mercado com tendência de baixa), embora suas perdas tenham sido minimizadas pelo índice de manufatura ISM de junho nos EUA, mostrando que a atividade das indústrias norte-americanas não se encontra mais em contração. O Dow Jones caía 0,35% às 12h50 (de Brasília) em relação ao fechamento de ontem, para 11.

Agência Estado |

309,8 pontos, o que representa uma queda de 20,16% em relação ao pico mais recente, de 9 de outubro, aos 14.165 pontos. Uma queda de ao menos 20% em relação à máxima mais recente é definida como um "bear market". O petróleo em alta comanda as vendas de ações hoje.

O índice ISM sobre a atividade industrial nacional avançou para 50,2, de 49,6 em maio. Economistas esperavam piora para 48,0. Um dado acima de 50 indica expansão da atividade. Mas o índice de preços subiu para 91,5 em junho, de 87,0 em maio. O dado de junho foi o maior desde julho de 1979, evidenciando que a melhora do índice de atividade pode ser apenas um componente isolado em um cenário econômico ainda bastante ruim.

"É um novo trimestre, mas com as mesmas velhas preocupações que o mercado tem de lidar", disse o economista-chefe da Avalon Partners, Peter Cardillo. "A Europa caiu muito e as preocupações geopolíticas estão vivas, com a tensão entre o Irã e Israel provocando disparada dos preços do petróleo", disse. "E as preocupações são aumentando antes do relatório sobre o emprego (nos EUA), na quinta-feira, e antes da temporada de balanços, que se aproxima", acrescentou.

Entre as 30 componentes do índice Dow Jones, General Motors, Alcoa e Home Depot estavam entre as maiores perdas. Subiam os papéis da American Express, Merck e Pfizer.

As ações do Yahoo! caíram para abaixo de US$ 20,00 hoje, voltando aos níveis de preços que se encontravam antes da oferta da Microsoft, no início de fevereiro. As informações são das agências internacionais.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG