Tamanho do texto

Nova York, 18 mar (EFE).- O índice de tendência futura da economia dos Estados Unidos subiu 0,1% em fevereiro, conforme previsto, embora esteja 0,2 ponto percentual abaixo do índice de janeiro, informou hoje o Conference Board.

Com o aumento no mês passado, o índice, que busca oferecer uma visão do comportamento da economia em um prazo de seis meses, subiu para 107,6 pontos, após registrar uma alta de 0,3% em janeiro e de 1,2% em dezembro.

O economista da entidade Ataman Ozyildirim disse que os dados do indicador parecem estar se estabilizando após avançar com rapidez durante quase um ano. Para ele, o índice "aponta uma melhoria moderada das condições econômicas a curto prazo".

Ken Goldstein, outro economista da empresa privada de análise, acrescentou que a maior incógnita nos próximos meses será referente à demanda por bens e serviços.

"Sem um aumento da demanda, a criação de emprego provavelmente será mínima nos próximos meses", ressaltou.

O subíndice relativo à situação atual da economia americana subiu 0,1% e o de "arraste", que mede a variação de dados econômicos que mudam mais tarde que outros, subiu 0,3% no mês passado. EFE vm/pb-sc

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.