Nova York, 21 ago (EFE).- O índice de tendência futura da economia dos Estados Unidos caiu 0,7% em julho, o que sugere um lento avanço da atividade durante a segunda metade deste ano, segundo dados divulgado hoje pela organização The Conference Board.

Com essa queda, a segunda registrada nos últimos três meses, o índice fica em 101,2 pontos, após não variar em junho e cair 0,1% em maio.

Durante os últimos seis meses, este índice, que tenta oferecer uma visão do comportamento da economia a curto e médio prazo, caiu 0,9%, segundo cálculos desta entidade privada de análise econômica.

Ken Goldstein, economista da organização, disse que a recente queda dos preços da gasolina "não foi suficiente" para superar a perspectiva negativa surgida sobre a economia nos últimos meses.

"O índice de tendência futura aponta um lento crescimento durante o resto do ano e, possivelmente, uma economia que está parando", disse Goldstein, em comunicado à imprensa.

O índice de tendência atual da economia aumentou 0,1% e está em 106,8 pontos, após não registrar mudanças em junho e cair 0,2% em maio.

O índice que mede a variação de dados econômicos que mudam depois que outros, como no caso do desemprego, aumentou 0,4% no mês passado e ficou em 112,1 pontos Goldstein lembrou que há alguns meses havia o debate sobre uma recuperação da atividade econômica nos EUA na segunda parte deste ano mas, na sua opinião, "se há uma recuperação na segunda metade, será na de 2009". EFE vm/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.