A satisfação dos consumidores americanos com os veículos de marcas do país está caindo, como revelou nesta terça-feira um estudo publicado pela Universidade de Michigan. Segundo os resultados do Índice de Satisfação do Consumidor Americano (ACSI), o nível de satisfação com os produtos da General Motors (GM), Ford e Chrysler caiu no ano passado, enquanto que com os veículos de rivais asiáticos e europeus aumentou.

"Atingidos com perdas históricas, os fabricantes de automóveis americanos também estão sofrendo com a queda da satisfação dos consumidores", apontou ACSI. "Nenhum fabricante de automóveis doméstico está entre as quatro marcas principais e os três últimos de todo o setor são marcas americanas", acrescentou o estudo. Apesar disso, a satisfação do consumidor com o conjunto do setor se mantém em seu nível mais alto, com 82 pontos, a mesma pontuação de 2007. Em 2006, o setor recebeu 81 pontos e, em 2005, 80.

O professor Claes Fornell, responsável pelo ACSI, disse que "o problema das companhias domésticas é que agora se encontram, inclusive, ainda mais atrás de seus rivais estrangeiros. Isto não vai ajudar na medida em que os Três Grandes perdem mais poder sobre os preços e se vêem forçados a continuar dependendo de descontos".

De acordo com o ACSI, a Lexus (a marca de luxo da Toyota) e a BMW são as duas marcas que mais satisfazem, com 87 pontos. Toyota e Honda ficam logo atrás, com 86 pontos. Além disso, as duas companhias japonesas melhoraram em 2% sua pontuação com relação a 2007.

Em quarto lugar empataram as marcas Saturn, Cadillac e Buick (as três da GM), com 85 pontos. Logo a seguir, com 83 pontos, estão a coreana Hyundai, a GMC (GM) e a Lincoln Mercury (Ford). Já a Nissan ficou ainda mais atrás, com 82 pontos.

Por outro lado, a Mercedes Benz, que costumava ser a número 1 no índice, continuou a perder posições e ficou em 12º.

As marcas que mais perderam em 2008 foram a Chevrolet (GM), cuja pontuação foi 4% menor, caindo para 79 pontos, e a Dodge (Chrysler), que perdeu 3%, até 78 pontos.

E embora o Jipe (Chrysler) tivesse subido 1%, continua sendo o último da lista, com 76 pontos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.