Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Índice de Preços ao Consumidor sobe para 4,7% em agosto no Reino Unido

Londres, 16 set (EFE).- O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do Reino Unido ficou em agosto em 4,7% - em taxa anualizada -, em comparação ao 4,4% do mês anterior, segundo informações do Escritório Nacional de Estatística (ONS, em inglês) publicados hoje.

EFE |

Já o Índice de Preços no Varejo (RPI, em inglês), que inclui o pagamento dos juros de hipotecas e que é usado no país para calcular os aumentos de salários, as pensões, o imposto municipal e os pagamentos hipotecários, caiu para 4,8% (5% em julho), sua primeira queda desde março.

As maiores pressões de alta do IPC corresponderam à eletricidade, que ficou 18% mais cara nos últimos 12 meses, e ao gás, que aumentou 27,7%.

Além disso, o encarecimento dos alimentos contribuiu para a alta da inflação, que foi compensada em parte pelo barateamento do combustível para automóveis.

O RPI teve sua diminuição por causa, em parte, das taxas de juros terem se mantido em 5% este mês, enquanto há um ano sofriam uma alta de 0,25 ponto percentual.

O IPC volta a se situar acima do objetivo do Governo, fixado em 2%, e supera 3% pela quarta vez em 2008 e pela quinta desde 1997, o que obrigou o presidente do Banco da Inglaterra (autoridade monetária britânica), Mervyn King, a enviar uma carta de explicação ao ministro da Economia Alistair Darling.

Em sua carta de hoje, King atribuiu o aumento da inflação neste ano ao aumento do preço do petróleo e dos alimentos, aos quais se uniu um enfraquecimento da libra, que encareceu as importações.

A inflação manteve uma tendência contínua de alta no Reino Unido desde agosto de 2007, quando estava em 1,8%.

Em um seu relatório trimestral sobre a inflação, o Banco da Inglaterra já previra, em 13 de agosto passado, que o IPC deve alcançar 5% no final do ano, o que se somará a uma economia cujo crescimento será mínimo ou talvez negativo. EFE pdj/fh/fal

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG