Tamanho do texto

SÃO PAULO - O índice de preços ao consumidor na Alemanha expandiu-se 3,3% em junho no confronto com um ano antes, no maior nível desde dezembro de 1993, quando a taxa ficou em 4,2%. O Departamento Federal de Estatísticas (Destatis) destacou ainda que foi a terceira vez neste ano que o indicador superou a marca de 3%. Em maio de 2008, a inflação anual correspondeu a 3%.

O avanço no indicador anual em junho foi novamente influenciado pelos preços mais elevados da energia e dos alimentos. Representando cerca de 20% do gasto com consumo privado, esses dois itens responderam por muito mais da metade do aumento total de preços na comparação com um ano antes, declarou o Destatis em nota em sua página eletrônica.

Os combustíveis para motor subiram 15% em junho ante igual mês de 2007 e a eletricidade encareceu 7,2%. Os alimentos aumentaram 7,6%, com altas expressivas no leite, queijo, ovos e margarina.

Na passagem de maio para junho deste ano, o índice de preços ao consumidor alemão avançou 0,3%. Pelo critério harmonizado, que atende a propósitos europeus, o indicador cresceu 3,4% em junho ante mês equivalente de 2007 e teve ampliação de 0,4% ante maio deste calendário.

(Juliana Cardoso | Valor Online)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.