Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Índice de confiança empresarial cai na Alemanha

Berlim, 18 dez (EFE).- O índice de confiança empresarial na Alemanha voltou a registrar uma considerável queda neste mês, anunciou hoje um porta-voz do instituto de estudos econômicos Ifo de sua sede, em Munique.

EFE |

Este índice, calculado mensalmente pelo Ifo, caiu dos 85,8 pontos do mês anterior para 82,6 em dezembro, indicou o instituto, que lembrou que, em outubro, tinha ficado em 90,2 pontos.

O presidente do instituto, Hans Werner Sinn, ressaltou que o barômetro conjuntural do Ifo não ficava em um nível tão baixo desde o final de 1982, quando aconteceu uma grande crise petrolífera.

Após reconhecer que seus especialistas esperavam que a confiança empresarial não ficasse abaixo de 84 pontos, Sinn disse que os empresários consultados para elaborar o índice avaliam de maneira cada vez mais negativa a atual situação do ambiente de negócios.

"O retrocesso afeta, principalmente, os fabricantes de produtos destinados à exportação ou investimentos e, em menor medida, o comércio no varejo e a construção", destacou o presidente do Ifo.

O instituto, que calcula este indicador de confiança através de pesquisas mensais sobre produção, estoques, pedidos, preços e empregos a 7 mil empresas, toma como base o ano de 2000 (ao qual é atribuído o valor de 100). EFE jcb/an

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG