Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Índice de confiança do consumidor nos EUA cai ao pior nível desde 1967

SÃO PAULO - Depois de ter leve melhora em novembro, o índice de confiança do consumidor nos Estados Unidos caiu para sua pior pontuação histórica em dezembro. Neste mês, o índice marcou 38 pontos, bem abaixo dos 44,7 de novembro.

Valor Online |

Os números são do instituto Conference Board, que faz o levantamento desde 1967.

"A piora no índice de confiança do consumidor reflete a rápida e pronunciada deterioração das condições econômicas que ocorreram no quarto trimestre de 2008", observou Lynn Franco, diretora do Centro de Pesquisa ao Consumidor do organismo. De fato, a queda mais grave ocorreu no indicador referente à avaliação da situação presente, que foi de 42,3 pontos em novembro para 29,4 em dezembro. " O índice da situação presente está perto de níveis vistos nos meses após a recessão de 1990-91. "
O índice de expectativas futuras teve redução mais moderada, indo de 46,2 para 43,8 pontos entre o mês passado e o atual, mas permanecem em níveis históricos de baixa. " O panorama para a economia como um todo permanece lúgubre na primeira metade de 2009 e espera-se apenas uma modesta recuperação no segundo trimestre " , completou a analista.

O estudo leva em conta uma amostra de 5 mil consumidores americanos.

(Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG