LONDRES (Reuters) - O principal índice de ações européias fechou praticamente estável nesta quinta-feira, em uma sessão volátil após dados econômicos nos Estados Unidos e uma série de resultados corporativos no continente. De acordo com dados preliminares, o índice FTSEurofirst 300 teve variação positiva de 0,05 por cento, a 1.180 pontos.

Os lucros corporativos não tiveram tendência definida. O banco britânico HBOS surpreendeu investidores com um resultado melhor que o esperado no primeiro semestre. As ações da instituição subiram 7,1 por cento.

Já o setor de alimentos foi o principal destaque negativo após a Unilever divulgar lucro 'de baixa qualidade' no segundo trimestre, de acordo com analistas.

As ações da empresa despencaram 8 por cento em Londres, derrubando as concorrentes Danone e Nestlé em 0,9 e 2,2 por cento, respectivamente.

'O número de pedidos de auxílio-desemprego (nos Estados Unidos) foi compensado pelo dado manufatureiro de Chicago e pela expectativa antes do relatório de emprego de amanhã (também nos EUA)', comentou Stefan de Schutter, gerente da Alpha Trading, em Frankfurt.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em baixa de 0,16 por cento, a 5.411 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,3 por cento, para 6.479 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 caiu 0,19 por cento, para 4.392 pontos.

Em MILÃO, o índice Mibtel encerrou em queda de 0,37 por cento, a 21.775 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou ganho de 0,54 por cento, a 11.881 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 teve valorização de 0,42 por cento, para 8.496 pontos.

(Reportagem de Patrizia Kokot)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.