Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Índia vai importar 50 mil toneladas de açúcar do Brasil

Nova Délhi, 6 - A empresa indiana Shree Renuka Sugars Ltd. irá importar 50 mil toneladas de açúcar demerara do Brasil neste mês, depois de ter importado uma quantidade similar em dezembro, afirmou hoje Narendra Murkumbi, vice-presidente da empresa.

Agência Estado |

O produto importado será processado e re-exportado. Algumas refinarias autônomas na costa da Índia importam açúcar demerara, processam e re-exportam o produto a margens maiores.

Murkumbi afirmou esperar escassez e aumento de preços no mercado doméstico nos próximos meses em virtude da queda na produtividade de cana em importantes regiões produtoras. "Acredito que os preços irão subir a partir de fevereiro, assim que o período de processamento acabar", disse ele.

No mês passado os preços domésticos do açúcar avançaram em pelo menos 5% a 7%. Segundo Murkumbi, os preços locais do açúcar estão aumentando apesar da decisão do governo federal de elevar as vendas de açúcar no mercado aberto por usinas para 5 milhões de toneladas no período de janeiro a março, em comparação a 4,4 milhões no mesmo período de 2008.

Várias usinas estão pressionando o governo para que relaxe as restrições às importações de açúcar demerara. "Se não diminuirmos essas restrições, a Índia terá que importar açúcar branco posteriormente", disse Murkumbi.

Sob a política atual de importação, importadores de açúcar demerara têm de exportar o açúcar processado a partir do produto importado dentro de um período de 24 meses para evitar a tarifa de importação. Os usineiros precisam pagar uma tarifa de importação de 60% se quiserem processar e vender o açúcar no mercado local. Ainda na Índia, a trading estatal MMTC Ltd. está procurando 15.000 toneladas de açúcar branco de usinas domésticas licenciadas para exportação. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG