Nova Délhi e Jacarta, 6 - As importações de açúcar da Índia em 2008/09 devem atingir apenas cerca de 1,5 milhão de toneladas mesmo em meio a queda na produção local, segundo fontes da indústria. Até agora em 2008/09 as importações de açúcar demerara somaram cerca de 900 mil toneladas.

Em outubro de 2008, no início da temporada atual, autoridades da indústria haviam estimado as importações de demerara em 3 milhões a 4 milhões de toneladas.

O enfraquecimento da rupia frente ao dólar na semana passada e os preços mundiais voláteis do açúcar desestimularam as importações. A Índia deve produzir aproximadamente 16 milhões de toneladas de açúcar em 2008/09, ante 26,3 milhões na temporada anterior.

Indonésia

A Indonésia pode importa entre 100 mil e 150 mil toneladas de açúcar branco a partir de abril para consumo doméstico, contrariando afirmação anterior de que o governo permitiria importações apenas para o uso em indústrias farmacêuticas, de alimentos, bebidas. "O Ministério do Comércio emitirá em breve as permissões para essas importações", disse Subagyo, diretor-geral de comércio doméstico do ministério.

Segundo Subagyo, os estoques de açúcar da Indonésia estão em torno de 400 mil toneladas, o suficiente para atender a demanda interna até abril. Mas a necessidade de controlar a alta dos preços do açúcar está fazendo o governo avaliar a retomada de importações para o consumo doméstico. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.