Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Índia reduz juros e lança medidas de estímulo ao crédito

SÃO PAULO - O governo da Índia lançou hoje novas medidas de estímulo econômico para fazer frente à crise internacional. O banco central reduziu a taxa de juros de operações de um dia (repurchase rate) realizada com os bancos de 6,5% para 5,5% anuais.

Valor Online |

O juro da operação reversa caiu de 5% para 4% ao ano, para desencorajar as instituições de emprestar dinheiro ao governo. Além disso, o BC indiano diminuiu de 5,5% para 5% a exigência de provisão de caixa para os bancos, o que deve liberar 200 bilhões de rúpias (US$ 1,4 bilhão) para o sistema financeiro usar em empréstimos.

Com as iniciativas, a autoridade monetária pretende facilitar a oferta de crédto. Foi o quarto corte de juros praticado desde outubro, justificado pelo BC como necessário diante da avaliação de que " preocupações sobre o crescente risco de crédito, aliadas à desaceleração da atividade econômica, parecem ter diminuído o crescimento do crédito " .

Além disso, o governo indiano mais do que dobrou o montante que investidores estrangeiros podem deter de títulos de empresas locais, para um limite de US$ 15 bilhões. Os governos estaduais foram autorizados a captar mais 300 bilhões de rúpias para investir em saúde, educação e infra-estrutura.

(Valor Online, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG