Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Índia e Paquistão retomam comércio na Caxemira depois de seis décadas

Índia e Paquistão retomaram nesta terça-feira, depois de 61 anos de interrupção, o comércio entre suas respectivas partes da Caxemira, uma região dividida desde que os dois Estados conseguiram a independência em 1947.

AFP |

Um comboio de 13 caminhões repletos de mercadorias iniciou uma viagem histórica para a Caxemira paquistanesa a partir da área indiana, ao mesmo tempo em que 14 caminhões com mercadorias paquistanesas percorriam o trajeto no sentido contrário.

Desde que os dois países travaram uma guerra em 1947 pelo controle da Caxemira, esta é a primeira vez que se permite aos veículos atravessar a fronteira, fortemente militarizada.

"É um dia histórico, que seguramente beneficiará as duas partes da Caxemira", disse o governador da Caxemira indiana, N.N. Vohra.

"Espero que seja o anúncio da paz na região", acrescentou.

A violência na região de população majoritariamente muçulmana, reclamada em sua totalidade por Índia e Paquistão, caiu consideravelmente desde que as duas potências nucleares iniciaram um processo de paz em 2004.

No entanto, nos últimos meses, a Caxemira india tem sido cenário de grandes manifestações a favor da independência, reprimidas violentamente pelas forças de segurança indianas.

bur-iw/fp

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG