Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Índia diz que acordo na OMC depende do que os países ricos podem dar

A Índia pressionou nesta terça-feira os países industrializados a retomarem as negociações da OMC (Organização Mundial do Comércio), após o fracasso das discussões realizadas em julho em Genebra, dizendo que desbloquear a Rodada de Doha depende do que as nações ricas podem dar aos pobres.

AFP |

 

"Devemos aproveitar esta ocasião e não podemos deixá-la passar", disse o ministro indiano de Comércio, Kamal Nath, em entrevista à imprensa em Nova Délhi.

O diretor geral da OMC, Pascal Lamy, em visita à Índia nesta terça-feira, "levou as negociações até o último quilômetro e cabe a nós todos percorrer o final deste trajeto", disse o ministro, cujo país foi um dos líderes das negociações da Rodada de Doha.

"As discussões só poderão ser retomadas se os países industrializados vierem se sentar à mesa para dar algo, e não somente para obter algo", declarou, por outro lado, Kamal Nath.

As negociações para tentar desbloquear a Rodada de Doha lançada na capital do Qatar em novembro de 2001 fracassaram no fim de julho em Genebra, principalmente devido a um desentendimento entre Estados Unidos e Índia sobre os mecanismos para proteger os mercados dos países em desenvolvimento contra um aumento exagerado das importações de produtos agrícolas.

As negociações foram centradas nos últimos dias na questão do mecanismo de salvaguarda especial (MSE), que permite a um país em desenvolvimento aumentar suas tarifas aduaneiras em caso de disparada das importações de produtos agrícolas em seu mercado, para proteger seus agricultores.

Lamy, por sua vez, lembrou que os Estados membros da OMC pediram a ele, após o fracasso das discussões, que "não jogue a toalha e preserve o que já temos sobre a mesa (porque) nunca estivemos tão perto de um acordo".

Desde o fracasso em Genebra, o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou ter lançado novas consultas com Estados Unidos, Índia e China.

Leia mais sobre Rodada Doha

Leia tudo sobre: rodada de doha

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG