Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Incerteza sobre plano para montadoras derruba Wall Street

A Bolsa de Nova York terminou em nítida baixa nesta quinta-feira, num momento em que a incerteza continua sobre o plano de resgate da indústria automobilística: o Dow Jones perdeu 2,24% e o Nasdaq, 3,68%.

AFP |

O Dow Jones Industrial Average (DJIA) caiu 196,33 pontos, fechando em 8.565,09 unidades, e o Nasdaq recuou 57,60 pontos, a 1.507,88.

O índice ampliado Standard & Poor's 500 retrocedeu 2,85% (25,65 pontos), fechando em 873,59 unidades.

"O fator do medo por Detroit certamente pesou", observou Peter Cardillo, da Avalon Partners, referindo-se à capital americana do automóvel.

Embora a Câmara de Representantes tenha aprovado com ampla maioria, ontem, o plano de ajuda às "Três Grandes" do país, o texto ainda deve passar pelo Senado, onde uma forte oposição republicana tenta impedir sua aprovação.

General Motors e Ford caíram mais de 10% na Bolsa, nesta quinta.

"Os valores financeiros também sofreram, já que o mercado se preocupa com as repercussões financeiras de uma quebra, se os republicanos se opuserem ao plano de resgate", comentou Gregori Volokhine, da Meeschaert New York.

A queda de mais de três centavos do dólar em relação ao euro no fechamento de Wall Street também castigou o mercado, segundo Cardillo.

O dólar resistiu até o meio-dia aos indicadores desfavoráveis, com a aceleração do aumento do número de pedidos semanais de seguro-desemprego, que chegou a seu nível mais elevado em 26 anos.

O mercado de títulos terminou em alta. O rendimento dos bônus do Tesouro com vencimento para 10 anos caiu para 2,648%, contra os 2,684% registrados na quarta-feira à noite, e o para 30 anos, a 3,089%, contra os 3,095% anteriores.

mla/yw/LR/tt

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG