Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Incerteza persiste e Wall Street fecha semana com perda

O mercado norte-americano de ações fechou com os principais índices em direções divergentes, o Dow Jones e o S&P-500 em alta e o Nasdaq em queda. As Bolsas norte-americanas fecharam mais cedo hoje por causa do feriado de amanhã (Dia da Independência).

Agência Estado |

Durante o pregão, o S&P-500 chegou a cair a 1.252,01 pontos, nível mais baixo em mais de um ano; caso fechasse nesse nível, o S&P também entraria em "bear market" (mercado em tendência de queda, assinalado por uma queda de 20% em relação ao pico recente), situação em que o Dow Jones e o Nasdaq já estão. Na semana, o Dow Jones acumulou uma queda de 0,51%, o Nasdaq, uma baixa de 3,03% e o S&P-500, uma baixa de 1,21%.

Para os participantes do mercado, a dúvida, agora, é saber até que ponto as ações vão cair antes de iniciar uma recuperação consistente. Os indicadores divulgados pela manhã não aliviaram as preocupações quanto à perspectiva da economia. A taxa de desemprego ficou em 5,5% em junho, mesmo nível do mês anterior; o índice de atividade dos gerentes de compras referente ao setor de serviços continuou a mostrar contração e o número de pedidos de auxílio-desemprego deu um salto inesperado na semana passada (+16 mil, para 404 mil).

As ações da General Motors, que haviam caído 15,1% ontem, para o nível mais baixo desde setembro de 1954, subiram 1,40%. Entre as ações que mais subiram estavam nomes dos setores industrial e de commodities que haviam sofrido quedas fortes ontem, como Alcoa (+2,09%) e United Technologies (+2,26%). No setor de tecnologia, as ações da indústria de semicondutores NVidia caíram 30,73%, o que pressionou o índice Nasdaq, depois de a empresa fazer um alerta de queda nas vendas.

A temporada de informes de resultados financeiros do segundo trimestre começa na próxima semana, estando prevista a divulgação dos balanços de Alcoa (terça-feira), Chevron e UnionBanCal (quinta) e General Electric (sexta).

O índice Dow Jones fechou hoje em alta de 73,03 pontos (0,65%), em 11.288,54 pontos. O Nasdaq fechou em queda de 6,08 pontos (0,27%), em 2.245,38 pontos. O S&P-500 subiu 1,38 ponto (0,11%), para 1.262,90 pontos. As informações são da Dow Jones.

Leia mais sobre bolsa de valores

Leia tudo sobre: bolsa de valores

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG