O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor registrou elevação de 1% em abril

A atual trajetória de declínio dos índices de inadimplência dos consumidores deverá ser revertida a partir dos próximos meses, especialmente durante o segundo semestre de 2010, segundo indicador Serasa Experian divulgado nesta terça-feira.

Em abril de 2010, o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor registrou elevação de 1%, a sétima alta mensal consecutiva, atingindo o patamar de 100,5. O indicador possui a propriedade de antever, num horizonte médio de seis meses, os movimentos cíclicos da inadimplência.

De acordo com os economistas da Serasa, o crescimento acelerado do endividamento dos consumidores ao longo dos últimos trimestres e o atual ciclo de aperto monetário contribuirão para a elevação dos níveis de inadimplência dos consumidores.

"Entretanto, o fato do Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor estar ainda ao redor do nível 100 significa que, apesar desse horizonte de elevação, a inadimplência do consumidor não deverá registrar níveis mais críticos", indica a Serasa.

Inadimplência das Empresas

Já os níveis da inadimplência empresarial deverão continuar em queda ao longo dos próximos meses, porém de forma bastante gradual, indica a Serasa. De acordo com os analistas, o fato de que a economia brasileira continuará em expansão ao longo dos próximos meses, embora num ritmo mais brando do que o registrado durante o primeiro trimestre de 2010, é o principal elemento de contribuição à diminuição dos níveis de inadimplência das empresas brasileiras.

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das Empresas caiu 1,4% em abril de 2010, o décimo segundo recuo mensal consecutivo.

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