Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Inadimplência de empresas deve cair no primeiro semestre, prevê Serasa

SÃO PAULO - A inadimplência das empresas deve retomar sua trajetória de redução ao longo do primeiro semestre de 2010, revela pesquisa da Serasa Experian. O indicador de perspectiva da inadimplência das empresas, que antevê, num horizonte de seis meses, o comportamento das pessoas jurídicas quanto ao crédito, recuou 4% em janeiro deste ano para o patamar de 111,1. Trata-se da oitava queda mensal consecutiva.

Valor Online |

A Serasa explica que a redução no ritmo de crescimento econômico nos primeiros meses deste ano, consequência da redução do consumo interno de bens duráveis e do desempenho econômico de alguns países desenvolvidos, propicia a formação de um cenário de redução gradual, porém consistente, da inadimplência das empresas.

Se a perspectiva para a inadimplência das empresas é de recuo, o mesmo não pode ser dito da inadimplência dos consumidores.

Isso porque o indicador de perspectiva da inadimplência da pessoa física teve alta de 1,5% em janeiro, configurando o quinto avanço mensal consecutivo e atingindo o valor de 98,7. O resultado indica que a tendência de queda nos níveis de inadimplência dos consumidores perderá força ainda neste semestre.

Os motivos, de acordo com a Serasa, são a corrosão do poder de compra, com a alta da inflação neste início de ano e o crescimento acelerado do endividamento das famílias no segundo semestre de 2009; o esgotamento dos efeitos da recuperação cíclica do nível de emprego sobre a inadimplência do consumidor; e a elevação do custo do crédito em várias modalidades voltadas às pessoas físicas.

Contudo, os economistas da instituição notam que o fato de o indicador encontrar-se ainda abaixo do patamar 100, apesar das recentes altas, sinaliza que a inadimplência ainda deverá permanecer num patamar de normalidade, não representando um obstáculo à expansão do crédito às famílias em 2010.

(Karin Sato | Valor)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG