Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Inadimplência das empresas deverá retomar trajetória de queda, aponta Serasa

A inadimplência das empresas junto ao sistema financeiro, após ter registrado uma ligeira elevação em janeiro de 2010, tende a retomar sua trajetória de redução gradual ao longo do primeiro semestre de 2010, segundo o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das Empresas divulgado nesta segunda-feira.

iG São Paulo |

O índice recuou 4% em janeiro de 2010 e atingiu o patamar de 111,1, registrando assim a oitava queda mensal consecutiva. Apesar da perspectiva de redução, segundo a Serasa, a inadimplência das empresas permanecerá acima dos patamares médios históricos ao longo de todo o primeiro semestre de 2010, devendo convergir para valores mais próximos do normal somente a partir do segundo semestre, alertam os economistas da Serasa Experian.

Inadimplência do consumidor

Em relação à inadimplência do consumidor, o Indicador Serasa Experian de Perspectiva cresceu 1,5% em janeiro de 2010, a quinta alta mensal consecutiva, atingindo o valor de 98,7. De acordo com os economistas, o resultado aponta que a atual tendência de queda nos níveis de inadimplência das pessoas físicas deverá perder força antes do final deste semestre.

Entre os fatores que deverão contribuir para a interrupção da atual trajetória de queda da inadimplência, segundo a Serasa, estão o crescimento acelerado do endividamento das famílias e a elevação do custo dos financiamentos em várias modalidades de crédito para as pessoas físicas.

Apesar das recentes altas, a Serasa aponta que a inadimplência  não representará maior obstáculo à expansão do crédito às famílias em 2010.

O objetivo dos indicadores Serasa Experian de perspectiva é antever, num horizonte de seis meses, em que fase do ciclo estarão as seguintes variáveis econômicas: atividade econômica, concessões reais de crédito ao consumidor, concessões reais de crédito às empresas, inadimplência do consumidor e inadimplência das empresas.

Leia mais sobre: inadimplência

Leia tudo sobre: inadimplênciaindicadoresserasa

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG