Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Impacto do dólar é sentido em alguns preços em janeiro, diz IBGE

RIO - O consumidor já percebe algum efeito do câmbio sob determinados produtos, depois de terminadas as promoções de fim de ano. A coordenadora de Índice de Preços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eulina Nunes dos Santos, pondera que o impacto é apenas localizado, mas ressalta que já é claro o efeito do dólar sobre alguns preços.

Valor Online |

"Está mais evidente em janeiro a alta do dólar. Não é generalizada, mas se faz presente", disse.

Segundo Eulina, parte do impacto aconteceu dentro do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no grupo artigos para residências, que passou de recuo de 0,04% em dezembro para elevação de 0,45% em janeiro. No grupo, os eletrodomésticos avançaram de 0,01% para 0,77% no período, enquanto TV e som foram de um recuo de 1,07% para acréscimo de 0,48%.

"Isto sugere que pode não ter havido alta em dezembro devido às promoções de fim de ano e que o repasse do dólar começa a acontecer em janeiro", afirmou coordenadora do IBGE.

O impacto do câmbio também foi percebido nos preços dos remédios - queda de 0,11% em dezembro para alta de 0,61% em janeiro - e contribuíram para o avanço de 0,32% para 0,55% no período no grupo saúde e cuidados pessoais.

"Os remédios tiveram aumento, mesmo fora da época de reajuste, via retirada de descontos", acrescentou Eulina.

(Rafael Rosas | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG