Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Imea: MT não comprou insumos para 30% da área de soja da safra 08/09

São Paulo, 07 - A 40 dias do início do plantio da safra 2008/09, os produtores do Mato Grosso, maior produtor de soja do País, não têm fertilizantes para semear 1,74 milhão de hectares, ou seja, 30% da área destinada à soja, estimada em 5,8 milhões de hectares. A conclusão é de um estudo elaborado pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agrícola (Imea), a ser divulgado com detalhes amanhã.

Agência Estado |

Por falta de crédito, os produtores do Estado não estão conseguindo comprar o insumo.

De acordo com o superintendente do Imea, Seneri Paludo, os produtores fizeram pedido para metade da área ainda não coberta, mas os recursos para a compra dos insumos ainda não estão assegurados. Para a outra metade, os agricultores sequer fizeram o pedido para adquirir os produtos necessários. "Tomamos um susto", resumiu Paludo, que nunca viu situação semelhante. Segundo ele, se não conseguir reverter o cenário nas próximas semanas o agricultor deve manter a área plantada, mas aplicará quantidade menor de fertilizantes. "Ao invés de usar 500 toneladas, usará 350 toneladas (por hectare)", disse.

Na primeira estimativa para o plantio de soja no Mato Grosso na safra 2008/09, o Imea previu um crescimento de 3% a 5% na área da oleaginosa. Em outra projeção, divulgada na terça-feira, a entidade estimou o custeio da próxima safra de soja no Estado em US$ 8,3 bilhões, 49% mais que no ano passado.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG