A torrefadora italiana illycaffè vai montar uma subsidiária no Brasil, a partir de junho deste ano. Decidimos abrir nossa própria estrutura porque o País é promissor, graças ao desenvolvimento da economia, informa o presidente da empresa, Andrea Illy.

Segundo ele, a torrefadora tem por conduta instalar filiais apenas em casos raros, em mercados estratégicos. "O Brasil é importante porque é o maior produtor e exportador de café e, em breve, será o maior consumidor de café do mundo", superando os Estados Unidos, esclarece. A illycaffè tem subsidiárias em Nova York e pequenas estruturas espalhadas por diversos países da Europa.

A expectativa é de que as vendas dos produtos da illycaffè possam dobrar na América Latina, no médio prazo. Atualmente, o continente corresponde a 3% das vendas totais da empresa no mundo. O presidente da companhia acrescenta que a illycaffè Sud America, como será chamada a filial, terá uma rede de vendas própria, localizada na cidade de São Paulo. O foco será a distribuição por meio de hotéis, restaurantes e cafeterias, além do consumo em residências e escritórios e o comércio eletrônico.

Andre Illy informa que a subsidiária vai possibilitar, ainda, "a importação de produtos de outras companhias do grupo familiar", como chocolates de alta qualidade da Domori; chás da casa francesa Dammann Frères e os vinhos da vinícola Mastrojanni.

O diretor da filial será o italiano Federico di Franco, que vive no Brasil. A irmã de Andrea, Anna Illy, também está fixando residência no País, para dar suporte ao empreendimento.

Quanto à instalação de novas cafeterias da marca Espressamente illy no Brasil (atualmente só existe uma loja em experiência no shopping Cidade Jardim), Andrea Illy diz que, com a nova estrutura, "pode ser que seja encontrado um grupo de empreendedores com capacidade de investimento, em projeto de franquia." Por enquanto, a fase ainda é de testes, com avaliação de reação do consumidor, margens, custos, entre outras variáveis.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.