Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

IGP-M acelera e fecha outubro com alta de 0,98%

SÃO PAULO (Reuters) - O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) acelerou mais que o esperado em outubro, refletindo, em boa medida, um reajuste mais forte dos preços no atacado. O indicador teve alta de 0,98 por cento neste mês, ante avanço de 0,11 por cento em setembro, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.

Reuters |

Analistas consultados pela Reuters esperavam alta de 0,93 por cento, de acordo com a mediana e a média das estimativas de 27 analistas. Os prognósticos variaram de 0,75 por cento a 1,05 por cento de alta.

Entre os componentes do IGP-M, o Índice de Preços por Atacado (IPA) registrou alta de 1,24 por cento em outubro, ante avanço de apenas 0,04 por cento em setembro.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) avançou 0,25 por cento, seguindo a queda de 0,06 por cento no mês passado. Os alimentos voltaram a ser a principal razão para o aumento dos custos no varejo.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) apresentou variação positiva de 0,85 por cento, uma leve desaceleração em relação ao ganho de 0,95 por cento em setembro.

O IGP-M foi calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 de setembro e 20 de outubro.

No ano, o índice acumula alta de 9,53 por cento. Nos últimos 12 meses, o ganho foi de 12,23 por cento.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG