Preços no atacado apresentaram a maior variação no mês com alta de 2,06%, segundo dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) apresentou aceleração para 1,57% em maio, ante alta de 0,72% em abril, segundo divulgou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV). No caso dos três indicadores que compõem o IGP-DI de maio, o Índice de Preços por Atacado - Disponibilidade Interna (IPA-DI) acelerou para 2,06% em maio, após registrar alta de 0,68% no quarto mês do ano.

Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor - Disponibilidade Interna (IPC-DI) desacelerou para 0,21% no mês passado, em comparação com a alta de 0,76% em abril. Já o Índice Nacional de Custos da Construção - Disponibilidade Interna (INCC-DI) apresentou elevação de 1,81% em maio, ante taxa positiva de 0,84% em abril.

Embora não seja mais usada para reajustar a tarifa de telefone, a taxa acumulada do IGP-DI ainda é usada como indexadora das dívidas dos Estados com a União. A FGV não anunciou nesta manhã o detalhamento completo do índice de maio, devido a problemas técnicos em seu portal na internet, onde é realizada a divulgação. O período de coleta de preços para o IGP-DI de maio foi do dia 1º a 31 do mês passado.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.