Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

IGC: estoque global de grãos deve subir para 300 mi/t em 08/09

São Paulo, 29 - Os estoques globais de grãos em 2008/09 devem alcançar 300 milhões de toneladas, segundo projeção do Conselho Internacional de Grãos (IGC, na sigla em inglês). O número representa uma alta de 19 milhões de toneladas sobre a previsão de julho e um aumento de 18 milhões no ano.

Agência Estado |

O crescimento dos estoques ocorrerá mesmo com a expectativa de consumo maior. "Preços mais baixos estimularão o consumo, principalmente de trigo para ração e de milho para produção de etanol", afirmou o IGC.

Trigo - Os estoques mundiais de trigo em 2008/09 foram previstos em 151 milhões de toneladas, maior patamar desde 2002/03. O levantamento anterior apontava os estoques em 144 milhões de toneladas. O número estimado hoje mostra uma alta de 28 milhões de toneladas no ano.

Milho - IGC estima ainda que os estoques globais de milho serão de 112 milhões de toneladas em 2008/09, atingindo o menor patamar em 5 anos. O número representa um aumento de 9 milhões de toneladas sobre a previsão do mês passado.

"O uso de milho para ração será reduzido por conta de rebanhos menores e da disponibilidade maior de trigo e outros produtos substitutos que estão mais competitivos em termos de preço. Mas uma quantidade maior de milho será utilizada na produção de etanol", afirmou o IGC.

Os estoques de milho norte-americano em 2008/09 recuarão para 25 milhões de toneladas, de 40 milhões na safra anterior. As exportações de milho dos EUA em 2008/09 cairão para 52 milhões de toneladas, uma mínima de quatro anos. "Safras maiores em alguns países e a competição mais forte do trigo e outros produtos para ração diminuirão a demanda pelo cereal norte-americano. Por outro lado, o crescimento do consumo de carne na América Latina pode elevar a demanda na região", disse o IGC, acrescentando que a Argentina e o Brasil manterão o mesmo ritmo de exportação do ano passado. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG