Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

IGC estima produção mundial de grãos em 1,769 bilhão de toneladas

Londres, 27 - O Conselho Internacional de Grãos (IGC, na sigla em inglês) divulgou hoje estimativa de que a produção mundial de grãos deve ficar em 1,769 bilhão de toneladas, redução de 1 milhão de toneladas em relação a sua previsão anterior. O novo número ainda é, no entanto, maior em 80 milhões de toneladas em relação a 2007/08.

Agência Estado |

Para o trigo, o IGC prevê produção de 683 milhões de toneladas, um aumento de 12% no ano. Já a produção do milho deve atingir 775 milhões de toneladas, ligeiramente superior às 773 milhões de toneladas previstas em outubro. Elevação das previsões de produção de grãos na Europa, Rússia e Ucrânia foram anuladas pelo declínio da Argentina e Austrália.

O cenário de oferta global permanece apertado, com estoques globais previstos em 307 milhões de toneladas, ante 283 milhões de toneladas na safra passada. O consumo mundial de grãos ficou em 1,745 bilhão de toneladas, 2 milhões de toneladas menor que o previsto em outubro.

O IGC informou também que, enquanto a crise financeira mundial deve reduzir o consumo de alimentos em alguns países desenvolvidos, o consumo de carne mundial deve aumentar 2% em 2009, pressionando as ofertas de grãos para ração animal.

A queda nas cotações dos grãos e os mercados de crédito mais apertados devem causar um decréscimo de 1,6% na área a ser colhida com trigo, para 221,7 milhões de hectares em 2009, informou a entidade. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG