Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

IEA prevê aumento de 102% na safra de trigo de SP

Ribeirão Preto, 10 - Levantamento do Instituto de Economia Agrícola (IEA), divulgado hoje pela Secretaria de Agricultura de São Paulo, mostra crescimento de 84% na área cultivada com trigo no Estado e de 102% na produção estimada do grão na safra 2008. Os dados apontam um salto na área para 75,23 mil hectares e um aumento de 93 mil para 190 mil toneladas na produção.

Agência Estado |

É o maior crescimento de área já registrado, de acordo com o IEA, a partir de dados colhidos durante todo o mês de abril pelo órgão e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).

Segundo a Secretaria da Agricultura, o crescimento ocorre em virtude da boa remuneração ao produtor num cenário de preços internacionais em alta e demanda aquecida. A colheita do trigo começa em agosto na região Sul do País e em setembro em São Paulo.

No Estado, programa da Secretaria de Agricultura em parceria com as indústrias moageiras, por meio do Sindicato da Indústria do Trigo do Estado (Sindustrigo), coloca à disposição sementes selecionadas e melhores variedades produzidas pelo Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM).

A base da ação está na venda de sementes aos agricultores para multiplicação no momento do plantio (que podem representar mais de 20% do custo de produção), com a parceria dos moinhos. As indústrias garantem a compra do produto ao preço de mercado no momento da venda pelo produtor, por meio de um contrato entre moinho e triticultor. A Secretaria participa apenas como indutor e fornecedor de tecnologia.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG