A produção brasileira de aço bruto atingiu 3 milhões de toneladas em setembro deste ano, o que representa um aumento de 5% ante igual período de 2007. No acumulado do ano de janeiro a setembro, a produção totalizou 26,8 milhões de toneladas, com alta de 7,3% ante igual período do ano passado.

A produção total de laminados em setembro foi de 2,14 milhões de toneladas, equivalente a uma queda de 0,7% ante igual período de 2007. Segundo nota do Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS), o recuo ocorreu devido à paralisação programada de equipamentos nas usinas de aços planos, segmento no qual a queda foi de 8,2% nessa base de comparação. Em produtos longos, a produção de 967 mil toneladas representou aumento de 10,3% ante igual mês do ano passado.

As vendas internas de laminados em setembro deste ano foram 10,3% superiores às do mesmo mês em 2007 e atingiram 1,9 milhão de toneladas. No acumulado do ano, aumentaram 15,8%. "Os resultados das vendas acumuladas demonstram crescimento em todos os segmentos do setor, com destaque para produtos longos, impulsionados pela forte demanda da construção civil", diz a nota do IBS.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.