O Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) não conseguiu sustentar os ganhos apresentados na abertura dos negócios hoje e passou a operar em baixa, pressionado pela mudança de direção das ações da Petrobras. Em Nova York, os mercados também desaceleraram os ganhos, mas seguem no terreno positivo.

Às 12h06 (de Brasília), o Ibovespa caía 0,84%, a 48.029 pontos, na pontuação mínima do dia até o momento, e registrava um volume financeiro de R$ 2,27 bilhões. Na máxima, o indicador avançou 2,57%. No mesmo horário, nos Estados Unidos, o índice Dow Jones subia 0,2% e o Nasdaq 100 tinha alta de 0,29%.

A inversão de sinal da Bovespa está ligada ao comportamento das ações da Petrobras, que passaram a operar em baixa com a mudança dos negócios no mercado de petróleo. No horário citado acima, as ações ordinárias (ON) e preferenciais (PN) da estatal petrolífera caíam 1,25% e 2,47%, respectivamente, enquanto o contrato futuro do petróleo tipo WTI com vencimento em setembro recuava 0,35% a US$ 102,90 o barril, na sessão eletrônica.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.