Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Ibovespa sobe 1,08% em sessão com menor giro do ano

A última sexta-feira de 2008 foi apática no mercado acionário doméstico. Incrustada entre o feriado de Natal e o final de semana, a sessão registrou o menor volume financeiro do ano, com alguns raros investidores trabalhando.

Agência Estado |

Mas isso não impediu que um ciclo de cinco quedas fosse interrompido.

A Bovespa terminou o pregão em alta de 1,08%, aos 36.864,13 pontos. Na mínima, atingiu 36.334 pontos (-0,38%) e, na máxima, 37.136 pontos (1,82%). Na semana, acumulou queda de 5,79%. No mês, a Bolsa sobe 0,74%, mas, em 2008, cai 42,30%. As informações são preliminares.

O giro financeiro somou apenas R$ 1,192 bilhão. Depois de um ano desgastados pela crise e à espera de notícias melhores - a expectativa mais empolgante no curto prazo e com fôlego para mudar os ânimos é a posse de Barack Obama na presidência dos Estados Unidos -, os investidores concluíram que as festas de final de ano foram providenciais. Assim, praticamente emendaram esta semana e também devem fazê-lo na próxima, só voltando aos negócios com mais vigor a partir de 5 de janeiro.

A Bovespa abriu em alta e operou nesse sentido até o início da tarde, acompanhando as bolsas norte-americanas. Neste momento, entretanto, o índice virou para baixo e renovou as mínimas, para depois engatar num movimento indeciso entre positivo e negativo e ficar assim boa parte da sessão restante. O sinal se firmou no azul de novo perto da última hora.

Hoje, a alta do petróleo deu fôlego às ações da Petrobras, que fecharam em alta. As ações também podem ter sido influenciadas pelo pagamento de dividendos no valor de R$ 0,80 por ação, que será feito com base na posição acionária de hoje. Petrobras ON, +3,71%, PN, +3,64%.

A outra blue chip também subiu forte: Vale ON, +4,80% a PNA, +2,97%. O cobre fechou em alta no mercado externo, assim como o ouro e a prata.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG