SÃO PAULO - Dois terços de 2008 já ficaram para trás e os investimentos em ações seguem no vermelho no mercado financeiro doméstico. Nos oito primeiros meses do ano, o Ibovespa, principal indicador do mercado acionário local, acumula queda de 12,84%, figurando como a pior opção de investimento do ranking divulgado mensalmente pelo Valor Online .

Entre janeiro e agosto, a aplicação mais rentável foi mesmo a de renda fixa, puxada pelo CDI, que acumulou alta de 7,59%. Logo atrás aparece o CDB, com rentabilidade de 7,52%, seguido pela Caderneta de Poupança, que subiu 4,9% no período.

Fora dessa seara, o prejuízo imperou. As aplicações em dólar proporcionaram perda de 8,16%, seguidas de perto pelos aportes no euro, que se desvalorizou em 8,05%. Já os que investiram em ouro perderam 5,17% nos oito primeiros meses deste ano.

Se considerado somente o mês de agosto, o cenário é de ganho para o dólar. A moeda foi o ativo que mais se valorizou, ao subir 4,61%. Em seguida, aparecem o CDI e o CDB, empatados com rentabilidade de 1,01%. Mais abaixo, a Poupança mostrou rendimento de 0,66%.

No território negativo, o Ibovespa permanece com o pior desempenho (-6,43%), seguido por ouro (-5,38%) e euro (-1,86%).

(Murillo Camarotto | Valor Online)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.