Depois da alta de ontem da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), que fechou na máxima do dia, com ganhos de 3,3%, retornando ao patamar dos 51 mil pontos, o mercado brasileiro de ações abre hesitante hoje, sem saber se sustenta a trajetória de alta ou se realiza um pouco de lucros. A dúvida se justifica pela expectativa de resgate do banco de investimento Lehman Brothers, em uma operação que deve ser semelhante à do Bear Stearns.

O americano Bank of America (BofA) e o britânico Barclays estão entre as instituição mais cotadas na bolsas de apostas. Além disso, o vencimento de opções sobre ações na segunda-feira (dia 15) favorece a volatilidade nos negócios, especialmente nas ações de primeira linha (blue chips) Vale e Petrobras.

Se depender das matérias-primas (commodities), a Bolsa pode ter fôlego para continuar se recuperando. O petróleo opera em alta moderada, apoiada pela expectativa da passagem do furacão Ike e possível impacto nas instalações das companhias de petróleo localizadas na costa americana do Golfo do México. A queda do dólar também favorece o movimento.

A alta das ações das mineradoras na Europa em reação ao desempenho favorável dos metais básico e preciosos pode estender os ganhos de Vale na abertura. Mas a recuperação do mercado de metais é incerta, diante da volatilidade dos mercados financeiros, que deixa os investidores cautelosos em colocar muitos recursos nas commodities.

A novidade do dia no setor corporativo brasileiro é a incorporação do Banco do Estado de Santa Catarina (Besc) e da Besc Crédito Imobiliário (Bescri) pelo Banco do Brasil, que pagará o equivalente a R$ 685 milhões sob a forma de ações na aquisição. A operação ainda precisa ser aprovada pelos acionistas de ambos os bancos, em assembléias extraordinárias marcadas para o próximo dia 30.

Após abertura dos negócios, o Índice Bovespa chegou a subir 0,49%, na pontuação máxima do dia, mas, às 10h13 (de Brasília), o indicador caía 0,78%, a 50.871 pontos. Na mínima, o Ibovespa cedeu 0,84%. No mesmo horário, as ações ordinárias (ON) e preferenciais (PN) da Petrobras subiam 0,78% e 0,64%, respectivamente, enquanto os papéis PN classe A (PNA) da Vale caíam 0,87%. Já as ações ON do Banco do Brasil estavam em leilão.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.