Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Ibovespa fecha em alta de 8,31% com pacote de Obama

O anúncio do presidente eleito dos EUA, Barack Obama, de que pretende lançar um megapacote de investimentos em infra-estrutura para tirar o país da crise turbinou o mercado acionário mundial hoje. As ações dispararam nas mais diferentes praças, também diante da expectativa de que o Congresso norte-americano aprove ajuda financeira às problemáticas montadoras do país.

Agência Estado |

As medidas para fortalecer a economia da Índia e a perspectiva de um novo pacote na China também foram contabilizados nas ordens de compras.

Os ganhos foram altos na Ásia, Europa, Estados Unidos e São Paulo. A Bovespa recuperou os 38 mil pontos, ao fechar em elevação de 8,31%, aos 38.284,91 pontos. Na mínima, registrou 35.347 pontos (estabilidade) e, na máxima, 38.426 pontos (+8,71%). Com o resultado de hoje, o índice passou a acumular ganhos em dezembro, de 4,62%. No ano, entretanto, a queda atinge 40,07%. A melhora também trouxe de volta alguns investidores e o volume engordou um pouco: R$ 4,788 bilhões.

Ações

O esperado plano da China e as notícias dos Estados Unidos impulsionaram as commodities (matérias-primas) e fizeram as principais ações domésticas e as siderúrgicas dispararem. Petrobras ON subiu 13,77% e PN, 11,29%.

Vale ON avançou 12,53%, e PNA, 10,28%, mesmo com a empresa tendo anunciado hoje mais um corte na produção. A mineradora suspendeu as operações de duas unidades no porto de Tubarão, Espírito Santo, com capacidade total de produção de 7,3 milhões de toneladas métricas anuais de pelotas.

O setor siderúrgico, de modo geral, foi a vedete da Bolsa, por causa da China e Estados Unidos, que devem elevar as compras, mas sobretudo diante da disposição dos investidores em ir às compras. "Acho que ainda é muito cedo para a euforia. Mas o mercado está desacreditado e qualquer notícia para melhorar o humor puxa a bolsa", comentou Raffi Dokuzian, superintendente do Banif. Usiminas ON liderou os ganhos do Ibovespa, com alta de 16,71%, seguida por Usiminas PNA (+15,41%) e Gerdau PN (+14,37%). Metalúrgica Gerdau PN subiu 10,27% e CSN ON, 13,51%.

As maiores quedas do Ibovespa foram Natura ON (-3,56%), Souza Cruz ON (-2,28%) e CCR ON (-2,18%).

EUA

No sábado, Obama avisou que vai realizar o "maior esforço de investimento na infra-estrutura do país desde a criação do sistema federal de rodovias na década de 1950". Obama também falou sobre a ajuda às montadoras norte-americanas. Embora tenha feito algumas ressalvas, como a de que as fabricantes de veículos passem a produzir carros mais econômicos, ele é amplamente favorável à ajuda financeira, principalmente para garantir milhões de empregos. Obama pretende criar 2,5 milhões de vagas - e a ajuda às montadoras já é um passo nesse sentido, assim como as obras de infra-estrutura.

O mercado acredita que a ajuda deve sair logo - uma votação pelo Congresso estaria marcada para amanhã, mas a Casa Branca afirma que esse prazo é muito apertado.

Na expectativa de uma solução, as ações da GM dispararam mais de 19% às 18h20 e ajudaram as bolsas em Nova York a subirem. Às 18h21, o índice Dow Jones avançava 4,41%, o S&P, 4,73%, e o Nasdaq, 4,83%.

Europa

Ásia e Europa também dispararam, repercutindo também outras notícias: a Índia cortou os juros no final de semana, anunciou gastos extras de US$ 4 bilhões no ano fiscal que termina em março de 2009 e um plano de incentivo para os setores de exportação e infra-estrutura; e a China pode lançar um novo pacote de estímulo.

Na Bolsa de Hong Kong, o índice Hang Seng ganhou 8,7%. Na China, o índice Xangai Composto avançou 3,6% e o Shenzhen Composto, 3,7%. Na Bolsa de Taipé, em Taiwan, o índice Taiwan Weighted subiu 4,6%. Na Coréia do Sul, o índice Kospi da Bolsa de Seul escalou 7,5%. Na Europa, o índice FT-100 da Bolsa de Londres subiu 6,19%. Em Paris, o índice CAC-40 avançou 8,68%. Em Frankfurt, o índice Xetra-Dax subiu 7,63%.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG