Após subir 0,85%, na pontuação máxima do dia, o índice Bovespa, que mede o desempenho das ações mais negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), reduziu os ganhos e apresenta leves variações, oscilando entre os terrenos positivo e negativo no início da tarde de hoje. Por volta das 14 horas (de Brasília), o Ibovespa tinha leve alta, de 0,05%, a 59.

300 pontos, e registrava um volume financeiro de R$ 1,52 bilhão. Na mínima, o indicador cedeu 0,82%, a 58.786 pontos.

É válido lembrar que a ausência do principal mercado de ações de referência, o norte-americano, em função do feriado do Dia da Independência nos Estados Unidos hoje, deixou os negócios na Bovespa praticamente de lado, sem a presença dos investidores estrangeiros. Na Europa, as principais bolsas da região fecharam em queda, com perdas superior a 1%. A Bolsa de Londres, por exemplo, cedeu 1,16%, e Paris cai 1,80%, na mínima do dia.

Apesar da oscilação do Ibovespa, as ações de primeira linha (blue chips), Petrobras e Vale, operam em alta. Às 14h02, os papéis ordinários (ON) e preferenciais (PN) da estatal petrolífera subiam 1,56% e 1,32%, respectivamente, enquanto as ações ON e PN classe A (PNA) da mineradora avançavam 1,77% e 2,22%, nesta ordem.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.