Tamanho do texto

SÃO PAULO - A gigante da informática IBM anunciou planos para investir US$ 400 milhões em dois novos data centers para suportar atividades de computação online (cloud computing). Os novos centros serão construídos em Tóquio (Japão) e no estado da Carolina do Norte (EUA).

O data center norte-americano irá consumir US$ 360 milhões dos investimentos planejados, segundo a IBM, e será instalado em sua unidade no Research Triangle Park (RTP). Ele será utilizado para oferecer a clientes um acesso a tecnologias com capacidade de suportar operações online em grande escala.

Segundo a empresa, essa unidade é um importante elemento em seu projeto Big Green, para elevar sua eficiência no uso de energia em data centers, ao mesmo tempo que aprimora a velocidade e qualidade da transferência de dados para clientes.

Em Tóquio, a companhia irá criar um data center para fornecer serviços de operações de negócios online em grande escala para corporações, universidades e agências do governo.

Segundo a IBM, a importância dessa unidade é ela estar em um mercado tão maduro como o Japão. Nesses países, companhias têm grandes redes de infra-estrutura em tecnologia, mas que têm cada vez mais se tornado muito complexas e pouco flexíveis. Com o novo data center, a IBM tem a intenção de oferecer acesso virtual a uma grande rede de computadores a essas empresas, que pagariam pelo uso.

(José Sergio Osse | Valor Online)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.