Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

IBGE: vendas do varejo caem 0,2% em julho ante junho

As vendas do comércio varejista caíram 0,2% em julho ante junho, na série com ajuste sazonal, divulgou hoje o IBGE. Na comparação com julho do ano passado, as vendas aumentaram 11%.

Agência Estado |

Com o resultado, até julho, as vendas do varejo brasileiro acumulam alta de 10,6% no ano e de 10,2% em 12 meses.

O índice de média móvel trimestral do comércio varejista, que é considerado o principal indicador de tendência, mostrou um aumento de 0,63% no trimestre encerrado em julho, ante o terminado em junho, segundo o IBGE. O resultado é inferior aos índices de média móvel apurados no varejo em junho (0,84%) e em maio (0,99%).

Setores

Das dez atividades do comércio varejista pesquisadas pelo IBGE, quatro registraram queda nas vendas em julho ante junho: hiper, supermercados, e produtos alimentícios (-0,2%); tecidos vestuário e calçados (-3,0%); equipamentos de escritório e informática (-1,7%) e livros, jornais e papelaria (-0,5%). Por outro lado, a maior alta foi apurada em outros artigos de uso pessoal e doméstico (3,9% inclui lojas de departamento).

Na comparação com julho do ano passado, todas as atividades registraram expansão, com destaque para veículos e motos (26,0%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (21,3%) e equipamentos de informática (20,6%). A atividade de hiper, supermercados e produtos alimentícios, que tem maior peso na pesquisa, registrou aumento de 5,4% nas vendas, nessa base de comparação.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG