Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

IBGE: taxa de desemprego sobe para 8,1% em julho

A taxa de desemprego apurada pelo IBGE nas seis principais regiões metropolitanas do País subiu para 8,1% em julho, ante 7,8% em junho, divulgou hoje o instituto. A última vez que a taxa de desemprego no País registrou aceleração foi em fevereiro, quando subiu para 8,7% , de 8% em janeiro.

Agência Estado |

A renda média real dos trabalhadores ficou em R$ 1.224,40, com variação de 0,1% em julho ante junho e de 3% na comparação com julho do ano passado.

O número de pessoas ocupadas nas seis principais regiões metropolitanas do País somou 21,668 milhões em julho, com queda de 0,3% ante junho e aumento de 4,0% na comparação com julho do ano passado. O número de desocupados (sem trabalho e procurando emprego) somou 1,908 milhão, com aumento de 3,4% ante junho e queda de 12,3% ante julho de 2007.

Carteira assinada

A ocupação com carteira assinada caiu 0,4% em julho ante junho e subiu 7,8% na comparação com igual mês do ano passado. A ocupação sem carteira aumentou nas duas bases de comparação: 3,1% ante o mês anterior e 4,1% ante julho de 2007.

A massa de rendimento real efetiva da população ocupada nas seis principais regiões metropolitanas do País foi estimada em R$ 26,5 bilhões em junho - o dado é sempre relativo ao mês anterior ao de referência da pesquisa mensal de emprego -, segundo dados do IBGE. A massa de renda real caiu 0,6% em junho ante maio e aumentou 8,2% na comparação com junho do ano passado.

No que diz respeito ao rendimento médio real dos trabalhadores, cujos resultados referem-se a julho, a pequena alta (0,1%, considerada como estabilidade pelo IBGE) ante junho inverte quedas registradas ante mês anterior nos dois meses anteriores (-0,3% em junho ante maio e -1,0% em maio ante abril). O resultado comparativo a julho do ano passado (alta de 3%) também foi melhor do que o apurado, ante igual mês do ano anterior, em junho (1,7%) e em maio (1,5%).

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG