Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

IBGE: safra 2007 de café tem queda de 13% com bianualidade

Rio, 17 - A produção de café foi de 2.249.

Agência Estado |

011 toneladas no ano passado, 13,3% menor que a de 2006, "em razão do ciclo de bianualidade, que é uma característica da cultura, principalmente na espécie arábica", segundo a Pesquisa Agrícola Municipal (PAM) divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em Minas Gerais, maior produtor nacional (49,0% da safra brasileira), o ciclo da bianualidade atingiu com mais intensidade a região Sul do Estado, onde estão as lavouras mais tradicionais e antigas, de acordo com a pesquisa.

No Espírito Santo, segundo maior produtor de café, a safra foi de 617.538 toneladas, 12,0% maior que a de 2006. Os técnicos do IBGE explicam no documento de divulgação que, como no Estado predomina o café conillon (cerca de 60% do total cultivado), a produção fica menos sujeita às oscilações causadas pela bianualidade. Além disso, segundo eles, o clima foi favorável na região.

Em 2007, Jaguaré (ES) superou Patrocínio (MG) como principal município produtor de café e Barra do Choça (BA) entrou no ranking dos dez maiores produtores.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG