Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

IBGE revisa produção de outubro para queda de 2,8%

O IBGE divulgou hoje uma significativa revisão no resultado da produção industrial de outubro ante setembro de 2008, que passou de queda de 1,7% apresentada anteriormente para redução de 2,8%. As revisões são resultado de introdução de novos dados na série com ajuste sazonal, segundo o coordenador de indústria do instituto, Silvio Sales.

Agência Estado |

Ele observou que à medida que vai chegando o final do ano, os efeitos de revisão com o modelo de ajuste tendem a ser maiores, por isso a mudança foi significativa. Houve revisões também nos dados de setembro ante agosto (de crescimento de 1,5% para 1,8%) e de agosto ante julho (de queda de 1,5% para recuo de 1,3%) e, ainda, de julho ante junho (1,4% para 0,8%).

Novembro

A produção de veículos automotores caiu 22,6% em novembro de 2008 ante outubro e recuou 18,3% na comparação com novembro de 2007, representando o principal impacto negativo para a produção industrial em todas as bases de comparação, segundo divulgou hoje o IBGE.

Outros impactos negativos importantes, em novembro ante outubro, foram de máquinas e equipamentos (-11,9%), edição e impressão (-14,8%), indústrias extrativas (-10,9%) e metalurgia básica (-10,2%). Na comparação com novembro de 2007, outros impactos importantes foram dados por produtos químicos (-13%), material eletrônico e equipamentos de comunicações (-20,5%) e máquinas para escritório e equipamentos de informática (-29,7%).

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG