Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

IBGE: produção industrial recua em 10 dos 14 locais

A produção industrial caiu em 10 dos 14 locais pesquisados pelo IBGE em outubro, na comparação com o mês anterior. As quedas mais acentuadas nessa base de comparação, abaixo da média nacional (-1,7%), ocorreram no Espírito Santo (-5,7%), Rio Grande do Sul (-5,5%) e região Nordeste (-5,1%).

Agência Estado |

Houve recuo ainda, ante setembro, em São Paulo (-0,2%) Rio de Janeiro (-0,6%), Amazonas (-3,5%), Pernambuco (-3,1%), Minas Gerais (-1,9%), Santa Catarina (-2,2%) e Bahia (-3,9%).

Houve aumento na produção ante mês anterior apenas no Pará (3,1%), Ceará (1,3%), Paraná (1,2%) e Goiás (2,5%).

Outubro de 2007

A produção industrial aumentou em 10 dos 14 locais pesquisados pelo IBGE em outubro na comparação com igual mês do ano passado, com destaque para o Pará (8,9%). As indústrias de Goiás (4,2%), Paraná (3,9%), Ceará (2,9%), São Paulo (2,5%), Pernambuco (2,2%), Amazonas (2,0%), Rio Grande do Sul (1,7%) e Minas Gerais (1,2%) também registraram taxas superiores à média nacional (0,8%), enquanto o Rio de Janeiro (0,3%) também registrou expansão, mas abaixo da média. Nessa comparação, os locais com recuo na produção foram: região Nordeste (-3,3%), Espírito Santo (-2,7%), Santa Catarina (-2,4%) e Bahia (-0,6%).

Os técnicos do IBGE observam no documento de divulgação da pesquisa que "vale mencionar que o mês de outubro, embora com um dia útil a mais que outubro de 2007, está marcado por quedas importantes em setores que concederam férias coletivas não planejadas ou efetuaram paralisações técnicas não programadas, num contexto de aumento da incerteza no ambiente econômico internacional". E prosseguem: "A influência desses fatores fica evidente no confronto entre o ritmo de produção do período julho-setembro com o de outubro: todos os locais, à exceção do Pará, mostraram perda de ritmo entre os dois períodos".

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG