Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

IBGE: produção de bens de capital cai 13,1% em dez ante dez07

A produção de bens de capital, que sinaliza o desempenho dos investimentos e vinha conseguindo se manter com resultado positivo ante igual período de ano anterior até novembro, mostrou brusca perda de ritmo em dezembro, puxada especialmente pela queda nos investimentos industriais, segundo mostram os resultados divulgados hoje pelo IBGE. A economista da coordenação de indústria, Isabella Nunes, ressaltou que essa categoria interrompeu, em dezembro, uma sequência de 29 taxas positivas na comparação com igual mês de ano anterior.

Agência Estado |

Segundo ela, dezembro mostrou "uma forte deterioração da confiança dos agentes econômicos ante a incerteza em relação ao futuro", que abalou todas as categorias de uso pesquisadas, inclusive bens de capital.

A produção de bens de capital, que mostrava expansão acumulada de 18,8% de janeiro a setembro do ano passado ante igual período do ano anterior, caiu 13,1% em dezembro ante igual mês de 2007 e encerrou o quarto trimestre com expansão de apenas 2,8% ante igual trimestre do ano anterior.

As principais quedas nessa categoria em dezembro ocorreram em bens de capital para indústria (-31,5%) e para uso misto (-35,0%, com forte impacto de computadores e celulares).

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG