Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

IBGE: pagamento real da indústria sobe 6,4% em agosto

O valor da folha de pagamento real, descontado a inflação, dos trabalhadores da indústria aumentou 6,4% na comparação com agosto do ano passado, mas caiu 0,5% em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal, invertendo três meses consecutivos de taxas positivas nessa base de comparação, informou hoje o IBGE. Com o resultado, até agosto, a folha de pagamento da indústria acumula alta de 6,6% no ano e também de 6,6% nos últimos 12 meses.

Agência Estado |

Apesar da queda ante mês anterior, o indicador de média móvel trimestral cresceu 0,4% no trimestre encerrado em agosto ante o terminado em julho.

Ante agosto do ano passado, o valor da folha de pagamento real subiu em 13 dos 14 locais pesquisados. A principal contribuição positiva veio de São Paulo (8%), em grande parte, devido ao incremento salarial em produtos químicos (32,7%) e meios de transporte (7,3%). Em seguida, vieram Minas Gerais (12,1%) e Paraná (7,1%).

Setorialmente, ainda na comparação com agosto de 2007, a folha de pagamento real cresceu em 13 dos 18 segmentos investigados, sendo que os maiores impactos positivos foram dados por produtos químicos (17,6%), máquinas e equipamentos (11,7%) e meios de transporte (8,9%).

Em sentido oposto, a atividade de calçados e artigos de couro (-13,6%) exerceu a pressão negativa mais relevante, na mesma base de comparação.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG